01 A Palavra de Deus

 01. A Palavra de Deus

Texto para memorização:

2 Timóteo 3:16-17 NVT / Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra. 

Leitura complementar:

Hebreus 4:12 NAA / Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração. 

Salmos 119:9-11 NVI / 9 Como pode o jovem manter puro o seu caminho? Vivendo de acordo com a tua palavra. 10 Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. 11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. 

João 5:39-40 NVI / 39 Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras porque consideram que nelas têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito. 40 Contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida. 

Hebreus 1:1-2 NVI / 1 No passado, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, 2 mas, nestes últimos dias, nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. 

2 Pedro 1:21 NVI / 20 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, 21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens1.21 Há manuscritos que trazem homens santos. falaram da parte de Deus, guiados pelo Espírito Santo.

Entenda mais:

1. O que é a Palavra de Deus?

A Bíblia é composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. É a inspirada, infalível, inerrante e perfeita.

A Palavra de Deus, sendo a única e imutável fonte de nossa Fé. 

Por meio dela, adquirimos o entendimento necessário sobre o que crer a respeito de Deus, da salvação, e de como viver de maneira piedosa.

2. Como é composta Bíblia?

A Bíblia é composta por 66 livros que foram escritos ao longo de aproximadamente 1500 anos por cerca de 40 escritores humanos. 

Contudo, é importante entendermos que reconhecemos o Espírito Santo como a origem e autoridade por trás de cada uma dessas palavras. 

Os gêneros literários que ela abraça são variados, abrangendo desde narrativas históricas, profecias, salmos, provérbios, poesias, cartas e parábolas.

A Bíblia é cuidadosamente dividida em dois grandes blocos. 

O Antigo Testamento, composto por 39 Livros

Os 39 livros são agrupados em categorias para facilitar o estudo, como mostrado na Bíblia Protestante: 

Pentateuco (ou Lei): Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio (5 livros).

Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester (12 livros).

Livros Poéticos / Sabedoria: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos (5 livros).

Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel (5 livros).

Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias (12 livros)

O Novo Testamento é dividido em 4 grupos principais: 

Os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), que narram a vida de Jesus; 

Os Atos dos Apóstolos, que contam a história da Igreja Primitiva;

As Epístolas (cartas de Paulo e cartas gerais como Tiago, Pedro, João), que tratam de doutrina e vida cristã; e o Apocalipse, um livro profético. No total, são 27 livros que descrevem o "novo pacto" de Deus com a humanidade, focado na pessoa e obra de Jesus Cristo. 

1. Os Evangelhos (4 livros)

Mateus, Marcos, Lucas e João: Apresentam a vida, os ensinamentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, cada um com uma perspectiva e público-alvo diferentes. 

2. Atos dos Apóstolos (1 livro)

Escrito por Lucas, narra a expansão do Cristianismo e o trabalho dos apóstolos após a ascensão de Jesus, especialmente Pedro e Paulo. 

3. Epístolas (Cartas)

Cartas de Paulo: 13 cartas (Romanos a Filemom) endereçadas a igrejas ou indivíduos, focadas em doutrina e prática cristã, organizadas geralmente por tamanho.

Epístola aos Hebreus: Uma carta que enfatiza a superioridade de Cristo sobre o Antigo Testamento.

Epístolas Gerais (Católicas): Cartas de Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, e Judas, destinadas a um público mais amplo. 

4. Apocalipse (1 livro)

Escrito pelo Apóstolo João, é um livro de revelações e profecias sobre o fim dos tempos e o retorno de Cristo. 

Essa divisão clássica organiza os 27 livros do Novo Testamento em uma jornada que vai desde a vida de Jesus até a esperança futura,

3. Por que a Bíblia é dividida em dois Testamentos?

O termo “testamento”, originado do latim, traz consigo o significado de “aliança”, destacando dois relacionamentos de aliança cruciais: o primeiro foi estabelecido no Monte Sinai, entre Deus e a nação de Israel; e o segundo foi cumprido em Cristo, englobando toda a história, leis, promessas, profecias e instituições de Israel.

Dessa forma, o Novo Testamento revela o cumprimento maravilhoso da promessa de uma nova aliança, centralizada na pessoa e na obra transformadora de Cristo, uma história de redenção e amor que atravessa séculos e continua a nos tocar profundamente nos dias de hoje.

4. O que significa a Bíblia ser inspirada por Deus?

Na segunda carta a Timóteo, Paulo utiliza uma palavra grega que pode ser traduzida como “soprada por Deus”, enfatizando que a Bíblia é o resultado do sopro criador de Deus e tem sua origem Nele. 

A inspiração diz respeito a toda a Bíblia, e não apenas a determinadas partes dela.

A mensagem bíblica nos foi transmitida com as palavras sancionadas por Deus e outorgada aos homens. 

Isso nos permite concluir que os autores humanos não receberam as palavras bíblicas mediante um ditado de Deus, mas registraram, segundo suas impressões, circunstâncias, capacidades e limitações, a mensagem que Deus lhes havia impelido a registrar; e fizeram isso debaixo da supervisão divina para que, inclusive suas palavras, fossem registradas corretamente, sem erros.

Cremos que, pela providência de Deus, o Espírito Santo conduziu e guiou todo o processo de redação, preparando os escritores para expressarem exatamente o que Deus pretendia comunicar.

2 Pedro 1:20-21 NAA / Primeiramente, porém, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. 

5. O que significa dizer que Bíblia é infalível e inerrante?

“A Bíblia não é apenas um registro narrativo de acontecimentos no qual somos informados do que aconteceu e, depois, deixados à vontade para interpretar o significado de tais acontecimentos. Pelo contrário, a Bíblia nos dá tanto o registro histórico do que aconteceu quanto a interpretação categórica, apostólica e profética do significado desses eventos.” (R.C. Sproul, 2017, p. 50)

Os escritos bíblicos, têm sua fonte em Deus e, em sua essência, são a própria Palavra Dele. Crer e obedecer às Escrituras é, portanto, crer e obedecer a Deus. 

A compreensão de que a Bíblia é a Palavra de Deus nos leva a reconhecer a sua autoridade, inerrância e infalibilidade, pois ela tem origem no próprio Deus. 

A Escritura não somente dá testemunho da verdade, ela é a verdade. É a incorporação real da revelação divina, a verdadeira Palavra de Deus.

A palavra infalível pode ser definida como “aquilo que não pode falhar”. Significa algo incapaz de cometer um erro. 

Portanto, dizemos que a Bíblia é inerrante e infalível. 

E disso flui naturalmente o conceito de infalibilidade: se algo não pode errar, então, ele não erra!

6. Qual a necessidade da Palavra de Deus?

A Bíblia é a perfeita Palavra de Deus, que nos guia em todas as áreas da vida. Ela nos confronta com a realidade do pecado, ensinando que todos nós pecamos e estamos separados de Deus por causa disso. 

No entanto, a Bíblia também aponta para a solução: Jesus Cristo, o único capaz de nos salvar. 

Ao estudá-la, experimentamos um crescimento espiritual. Através dela, aprendemos sobre Deus e sobre nós mesmos, compreendendo como viver uma vida que o agrada e, com a ajuda do Espírito Santo, somos capacitados para o serviço e para a boa obra. 

A Bíblia é um guia valioso que nos corrige, instrui e auxilia a discernir entre o certo e o errado. 

O estudo das Escrituras nos conduz ao crescimento em sabedoria e compreensão, capacitando-nos a levar uma vida que agrada a Deus. Além disso, fortalece-nos para enfrentar as adversidades e resistir às tentações. 

Quando nos deparamos com dificuldades e provações, encontramos conforto e encorajamento nas suas páginas.

Portanto, a Palavra de Deus é a autoridade suprema em nossas vidas. Ela é a única e infalível regra para nossa fé e prática. 

Tudo o que cremos e praticamos deve encontrar alicerces na Palavra de Deus.

7. Como devemos ler a Bíblia?

Romanos 10:17 NVI / Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. 

A Palavra de Deus não é um “bolo” para ocasiões especiais, mas um pão para alimento diário. 

Por isso precisamos separar um tempo e um local apropriado para a sua leitura. Devemos também orar pedindo ao Espírito Santo que abra nossa mente para compreender e nosso coração para abraçar as verdades encontradas na Palavra de Deus. 

Ela não deve ser considerada apenas um livro para entretenimento ou debate filosófico. 

Quando estudamos a Bíblia com fé e obediência, permitimos que o poder transformador de Deus atue em nós, mudando nossos corações, nossas mentes e atitudes.

Aplicação:

Quais decisões práticas posso tomar para me aprofundar mais na palavra de Deus?

...........................................................................................................................................................................................

Perguntas para reflexão:

01. Por que é importante estudar a Bíblia com fé e obediência?

02. Você acredita e confia que não há erros nem falhas na Bíblia?

03. Qual é o papel do Espírito Santo na compreensão das Escrituras?

04. Qual é o impacto da Palavra de Deus em sua vida hoje?

Oração:

Ore agradecendo a Deus pela sua Palavra revelada e peça ajuda ao Espírito Santo, para entender e discernimento para aplicar e viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Doze Casas Que Jesus entrou

A casa caiu