Os Nomes de Deus

DISCIPULADO - Os Nomes de Deus

Êxodo 3:14 NAA Deus disse a Moisés: — Eu Sou o Que Sou. Disse mais: — Assim você dirá aos filhos de Israel: “Eu Sou me enviou a vocês.” 

Textos complementares:

Salmos 18:25-26a NAA Para com quem é fiel, fiel te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; 

Gênesis 17:1; 

Gênesis 14:18-20; 

Isaías 40:28; 

Gênesis 16:13; 

Gênesis 22:14; 

Êxodo 15:26; 

Êxodo 17:15; 

Ezequiel 48:35; 

Juízes 6:24; 1 

Samuel 1:3; 

Jeremias 23:6

Entenda mais:

Conhecer os nomes de Deus na Bíblia nos permite entender melhor quem Ele é e como se relaciona conosco. 

Cada nome e título revela algo único sobre Seu caráter e Suas ações. Eles nos oferecem uma visão mais profunda da natureza divina e nos ajudam a compreender melhor Sua presença e poder em nossas vidas.

Os Títulos de Deus:

“El Shaddai, o Todo-Poderoso, é aquele que sustenta a criação com seu poder infinito e guia seu povo com sua sabedoria perfeita”. (A.W. Tozer)

No contexto bíblico, “El” é uma palavra hebraica que significa "deus" ou "divindade". No entanto, quando nos referimos ao Deus verdadeiro, essa palavra ganha um significado mais profundo. Deus não é apenas um entre muitos; Ele é o único e verdadeiro Deus.


“El Olam, o Deus Eterno, é imutável e infinito, existindo além do tempo e sustentando todas as eras com Sua presença constante.” (Charles Spurgeon)


Alguns Nomes de Deus:


• El Roi: “O Deus que me vê”. Agar, serva de Sara, chamou Deus de El Roi quando Ele a encontrou em sua aflição, assegurando-a de que Ele via suas lutas.


“Tu és o Deus que me vê.” (Gênesis 16:13 NVI)



• El Shaddai: “O Todo-Poderoso”. Este título destaca o poder de Deus para sustentar a criação e guiar Seu povo com sabedoria.



Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro. (Gênesis 17:1 NVI)


page1image7127456 

• El Olam: “O Deus Eterno”. Reflete a imutabilidade e infinitude de Deus, que existe além do tempo e sustenta todas as eras.



Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. (Isaías 40:28 NVI)


page1image7128080 

• El Elyon: “Deus Altíssimo”. Quando o rei e sacerdote Melquisedeque abençoou Abrão dando-lhe pão e vinho, ele o fez em nome do Senhor altamente exaltado.


DISCIPULADO - PÁGINA 2


Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos “. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. (Gênesis 14:18-20 NVI)


page2image7135360 page2image7135568 page2image7135776

Alguns nomes compostos, frequentemente associados a Jeová (YHWH), revelam atributos específicos de Deus e Seu caráter ao interagir com a humanidade:


• Jeová Jireh: “O Senhor Proverá”. (Gênesis 22:14 NAA)

• Jeová Rafah: “O Senhor que Cura”. (Êxodo 15:26 NVI)

• Jeová Nissi: “O Senhor é Minha Bandeira”. (Êxodo 17:15 NVI)

• Jeová Shamah: “O Senhor Está Aqui” ou “O Senhor está Presente”. (Ezequiel 48:35 NTLH) • Jeová Shalom: “O Senhor é Paz”. (Juízes 6:24 ACF)

• Jeová Sabaote: “O Senhor dos Exércitos”. (1 Samuel 1:3 NVI)

• Jeová Tsidkenu: “O Senhor é nossa Justiça”. (Jeremias 23:6 ARA)


Implicações Práticas:


• Reconhecimento da Soberania de Deus. Compreender a soberania de Deus traz conforto e confiança em Sua autoridade sobre toda a criação e circunstâncias da vida, especialmente em tempos de incerteza.


O Jeová Shalom é Aquele que traz a paz e completude em meio a qualquer situação ou circunstância.


• Dependência do Poder de Deus. Reconhecer Deus como El Shaddai encoraja a confiança em Seu poder em todas as áreas da vida e promove uma cultura de oração e dependência de Deus, confiando em Sua capacidade de suprir tanto necessidades espirituais quanto materiais.


Vê-lo como Jeová Rafah nos faz confiar em seu poder sobrenatural para, ainda hoje, curar e restaurar. O Jeová Sabaote é Aquele que luta nossas guerras e faz raiar Sua justa justiça (Jeová Tsidkenu).


• Consciência da Presença de Deus. Saber que Deus é El Roi, “o Deus que vê”, assegura que Ele está atento às nossas vidas, vendo nossas lutas e necessidades.


Reconhecê-lo como Jeová Shamah, revela sua proximidade e cuidado para conosco.


• Confiança na Eternidade de Deus. Entender Deus como El Olam, o “Deus Eterno”, fortalece a nossa fé em Sua imutabilidade e constância e reforça nossa esperança na eternidade e na fidelidade de Deus.


Conclusão:


Os nomes de Deus não são meras palavras; eles são revelações profundas de Seu caráter e natureza.


Para nós esses nomes oferecem uma base sólida para a fé, adoração e prática de vida. Eles nos ajudam a reconhecer e confiar em quem Deus realmente é.


Perguntas para reflexão:


• Por que é importante entender os nomes de Deus?


• Compartilhe algum testemunho ou experiência que você teve com Deus relacionado a algum dos nomes Dele que encontramos nas Escrituras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Doze Casas Que Jesus entrou

A casa caiu

01 A Palavra de Deus